Habilidades e Níveis


Olá,

Estou em uma dúvida terrível.
Já que estou planejando a progressão de cada classe, e com isso algumas coisas estão em minha mente, mas eu tenho várias pequenas coisas que eu tenho que decidir que irão afetar o andamento desse projeto.

Uma coisa que tenho de ter em mente, é o seguinte. No primeiro o personagem recebe um "Comando", no décimo e a cada 10 níveis seguintes, o personagem receberá uma Habilidade (Comando ou Suporte, não terá mais aprimoramentos, já que isso era a mesma coisa que Suporte).

Minha questão é como fazer isso?
Faço tudo "previamente" colocado. Ou seja, no nível 01 o personagem recebe a Habilidade X, no nível 10 o personagem recebe a Habilidade Y, no nível 20 o personagem recebe a Habilidade Z e assim por diante.

Ou,

Faço tudo a escolha do jogador? No nível 1 o personagem escolhe um dos comandos do personagem, no nível 10 o personagem escolhe se quer um outro comando ou um suporte, e assim por diante.

Qual a diferença?
Quanto tudo é "pré-definido", pode se fazer uma escala de poder na qual o personagem evolui de maneira simples. Ou seja, o poder de nível 10 será inferior ao poder de nível 20, e assim por diante.

Quando tudo é "escolha de jogador", não se pode fazer uma escala de evolução simples. Terei que lidar com "caso o personagem escolha", então um poder de nível 10 terá que ser exatamente igual a qualquer poder de nível 10. Mas quando atingir o nível 20 o personagem DEVE ter uma escolha "melhor" para seu personagem, caso contrario não existe necessidade de receber outras habilidades.

Então fazemos os poderes com uma escala baseada no nível? Então o poder que o personagem escolher no nível 10 será efetivo para um personagem de nível 10. Mas quanto chegar ao nível 20 esse poder escolhido no nível 10 será tão eficiente quanto qualquer outra escolha do nível 20.

Bem,
De qualquer maneira é algo a discutir.
Podem usar os comentários para fazer suas criticas. Além disso coloquei uma enquete para facilitar a escolha de vocês leitores.

Abraços

Comentários

  1. Rapaz, vc complicou um bocado agora.

    ResponderExcluir
  2. Tenta fazer uma simplificação do Returners com modificações para não ficar parecido.

    ResponderExcluir
  3. Entendeu o motivo de ter colocado a enquete Atmo? Eu estou querendo encontrar uma maneira simples de fazer escolhas.

    O que poderia ser feito é poderes escalados.
    Poderes de nível 1 a 50. E poderes avançados (para acima de nível 50). Entretanto isso seria "em partes" uma mistura dos dois tipos.

    De qualquer maneira ainda terei que estudar e fazer playtest de cada ideia antes de colocar ela em prática ou colocar um ponto final nisso. Mas tudo me leva a crer que os Comandos e Suporte devem ser igualmente úteis em todos os níveis.

    Por enquanto é playtest, vamos ver como funciona.

    ResponderExcluir
  4. Você poderia dizer que poderes o jogador ganha no nivel da classe (danod uma pequena lista de poderes) e dando uma chance de escolha aos jogadores (mesmo que limitada)com essa ideia simples os poderes pre-scolhidos por você dá uma estimativa do poder da classe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário