Final Fantasy Tactics de Tabuleiro

Sabe o que estive fazendo nos últimos dias? Jogando Final Fantasy de tabuleiro!
Sim, por mais estranho que isso venha a parecer, isso existe, e ainda para melhorar, está traduzido!

Entretanto, tenho algumas considerações a fazer, já que em minha vida de Game Designer aprendi algumas coisas, e junto isso ao meu longo tempo no meio dos “Card Games” e então temos algumas, no mínimo, considerações a fazer.

Primeiro, que o sistema de regras está relativamente fácil, quem jogou qualquer jogo da série “Tactics” de Final Fantasy sabe como proceder nesse jogo de tabuleiro.

Considerações Positivas
Pioneirismo é sempre uma consideração a ser lembrada, é a primeira tentativa de chegar a esse ponto, e acima de tudo, fizeram mais de 60 cartas para este jogo, então já temos um ponto memorável.

Regras simples o suficiente para apenas uma boa lida no manual revelar bastante coisa, e encontrar facilmente como fazer cada situação.

Considerações Negativas
Acho que por ser justamente o primeiro jogo encontra-se alguns problemas que podem afetar diretamente o jogo.

Os valores são altos para serem feitos os cálculos de cabeça, fazer somas e subtrações podem ser simples com números pequenos, mas quando isso atrasa o jogo, então colocamos isso como um problema a ser resolvido.

Joguei várias partidas e nelas o resultado foi o mesmo, os números incomodam e causam problemas, então resolvi jogar usando uma calculadora e o jogo foi mais fluido, entretanto a dependência de uma calculadora me recorda de jogos como Yu-Gi-Oh no qual não se vive sem uma calculadora para computar a vida de cada lado.

Utilizar dados de porcentagem é uma idéia interessante, mas muitas vezes não temos a disposição isso para fazer a brincadeira, entretanto, faz ligação com o jogo (que usa porcentagem para tudo).

Apesar de gostar disso, acho que poderia ser facilmente resolvido com “D20” (no qual cada número do D20 equivale a 5% por exemplo), ou então usar apenas um “D10” (no qual cada número do D10 equivale a 10%).

Regras em alguns casos não são específicas, e muitas vezes o turno não é mostrado da maneira que gostaria, encontrei respostas para isso depois de uma revisada na minha leitura, mas ainda assim faltaram algumas informações vitais, digo isso, pois somente fui descobrir que se comprava uma carta a cada turno depois de pegar uma imagem com esquema de um turno.

No mesmo esquema que pequei no site também reparei que cada turno o jogador pode usar três dos personagens e não apenas um (como supus já que também não é especificado).

A estética das cartas é relativamente fraca, digo isso pois estou acostumado a jogar Card Games como Magic, Warlord TCG, Wow TCG, Dot Hack e assim por diante; cada carta é bem elaborada, bem organizada e acima de tudo “Agradável” a quem estiver jogando. As cartas ficaram devendo um pouco a “parte gráfica”, mas o “Game Play” flui de maneira a não reparar na aparência das cartas.

Considerações Finais
Apesar de colocar várias considerações negativas, não esqueçam que são apenas “Considerações” não representam a verdade absoluta, são apenas meus pontos de vista em relação ao jogo.

Eu joguei, e ainda estou jogando, por isso estou um pouco afastado aqui do Blog nos últimos dias, então podemos assumir que o jogo é muito bom.

Também venho dizer que estou melhorando a parte estética e mudando um pouco as regras, além de fazer a minha versão desse jogo, da maneira como acredito ser melhor, mas é claro, isso ainda será visto mais tarde.

Mas para deixar um gostinho, aqui ao lado está a imagem de como estou desenvolvendo as cartas, elas irão seguir esse padrão e serão "Petro e Branco" (para não ter tantos gastos com impressão).

Pelo momento fiquem com os links baixem o jogo!
Site do Jogo
Regras (PDF)
Cartas (Primeira Edição)
Cartas (Expansão)
Miniaturas
Miniaturas Expansão

Comentários

  1. Eu joguei *-*

    E não gostei muito...
    Cálculos demais, cartas meio falhas, sei lá, poderia, de fato, ser melhor.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal. E quero ver como você vai fazer isso mas se for simplicado vai melhorar muito.

    ResponderExcluir
  3. EU ACHO QUE VC DEVERIA FAZER ESSAS CARTAS COLORIDAS QUEM QUISER
    IMPRIMIR PRETO E BRANCO É SÓ COLOCAR A IMPRESSORA EM GRAYSCALE
    E OUTROS QUE TEM CONDIÇOES FAZEM EM COLORIDO, PARA FALAR A VERDADE EU ACHO QUE QUEM QUER JOGAR NÃO VAI QUERER AS CARTAS EM PRETO E BRANCO PORQUE AS CORES FAZEM PARTE DA DIVERÇÃO, ASSIM COMO NOS TCGS, NINGUEM QUER CARTA PRETO E BRANCO.

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode me explicar oque a habilidade de fúria dos viking faz ????

    ResponderExcluir

Postar um comentário