Poções e Mais Poções



Quantas poções chegamos a possuir em um inventário?
Melhor, como organizar um inventário?

Não cheguei a discutir isso no livreto de regras, e nem irei. Isso é algo que cada grupo organiza da melhor maneira, seja ela como for. Mas minha idéia inicial é Dinheiro Coletivo e Inventário Coletivo. Isso quer dizer que o dinheiro está com todos e com ninguém ao mesmo tempo, da mesma forma que as poções.

Limites de peso são coisas para alto realismo. Algo que também não estou interessado. Mas limite de quantidade eu estou. Isso quer dizer que nenhum item pode ter uma quantidade maior que 99. Motivo? Não precisa, certo?

Então, vamos aos items!

Antidote: Remove a condição Veneno.
Tent: Enquanto fora de situações de combate (ou mapa mundi), Recupera todo o HP e MP do grupo.
Echo Screen / Echo Herb: Remove a condição Silêncio
Elixir: Recupera todo HP e MP de um unico personagem.
Ether: Recupera 30 de MP.
Eye Drop: Remove a condição Cego.
Gold Needle: Remove a condição Petrificado.
Hi-Ether: Recupera 100 de MP
Hi-Potion: Recupera 200 de HP
Holy Water:
Remove a condição Zumbi.
Luck Mallet / Cormucopia: Remove a condição Mini.
Maiden's Kiss: Remove a condição Sapo.
Megalixir: Recupera todas as condições, todo HP e MP de todo o grupo.
Mega-Potion: Recupera 200 de HP de todo o grupo.
Gnomish Bread / Eagle Eye: Permite saber a localização de todas as cidades do mundo (não secretas).
Phoenix Down: Revive um personagem caído.
Potion: Recupera 50 de HP
Remedy: Remove de quaisquer condições negativas.
Sleeping Bag: Enquanto fora de situações de combate (ou mapa mundi), Recupera todo o HP e MP de um personagem.
X-Potion: Recupera todo o HP de um personagem.

Estes são os itens mais comuns da série. Tentei usar os nomes mais comuns também, já que em cada jogo tende a colocar uma nomenclatura diferente (Como os "Tônicos" em Final Fantasy 6, ou os "Potion 2" em Final Fantasy 4). Desses itens podemos separar em algumas classificações, Remoção de Condições, Recuperação Individual, e Recuperação de Grupo e Extra.

Recuperação Individual

Potion (20), Ether (30), Sleeping Bag (150), Hi-Potion (200), Hi-Ether (2.000), X-Potion (20.000), Elixir (100.000).

Podemos perceber que cada item possui um custo (ao lado nos parênteses), esses custos refletem o nível que o personagem deveria encontrar os itens (que será mais bem explicado em futuras postagens).

Recuperação em Grupo
Tent (250) , Meta-Potion (160.000), Megalixir (420.000)

Destes itens, os que geralmente podemos comprar (ou vender) é o Tent, o resto, podemos assumir que para vender teria o custo 0, e não existe para comprar, o seu valor é somente para saber seu poder.

Remoção de Condições
Antidote (20), Echo Screen / Echo Herbs (50) , Eye Drop (50), Gold Needle (320), Holy Water (320), Luck Mallet / Cormucopia (320), Maiden's Kiss (320), Remedy (2000)

Todos itens acessíveis e sempre a disposição. Em níveis altos esses itens poderão ser trocados por somente Remedy. Carregar alguns desses acima do nível 50 não será dificuldade.

Extra
Gnomish Bread / Eagle Eye (?), Phoenix Down (2.000)

Porque Phoenix Down é Extra? Pelo simples fato dele recuperar uma "não condição". Ainda não planejei com exatidão como irá funcionar a morte. Afinal quero que existam casos de "Aeris", mas não quero que seja freqüente. E não desejo causar o efeito "Dragon Ball" no qual ninguém morre verdadeiramente. Quanto ao Gnomish Bread / Eagle Eye, eles são itens que geralmente fornecem informação, seu valor é de acordo com a aventura do mestre, até mesmo sua disponibilização pode ser parte da "trama da aventura". Então seu valor fica a cargo do mestre.

Comentários

  1. Quando o personagem chegar a 0 PV desmaia. Simples e prático.
    O item Phoenix Down acaba funcionando como um tipo de amônia, que faz a pessoa despertar quando esfregada no nariz ou coisa do tipo.

    ResponderExcluir
  2. Isso resolve parcialmente o problema Atmo,
    Se 0 pontos de vidas é considerado "Desmaiado", então como os jogadores morrem? Quando todos da "Party" cairem inconscientes?

    Então o fator morte não será de "relevância", e provavelmente os jogadores irão sempre estar "descuidados", com a sensação de imortalidade causada pela falta de risco de aventurar-se.

    Entretanto não quero que os jogadores fiquem fazendo fichas toda sessão de jogo por personagens mortos. Esse é o problema, e é justamente nesse ponto que estou preparando, mas está um pouco complexo lidar com as possíveis situações.

    Mesmo assim fico grato pela sua ajuda :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário