Como fazer uma Batalha

Olá,

Este é um artigo mais voltado aos mestre e não diretamente direcionado aos jogadores, é claro que é sempre um bom pensamento para qualquer jogador ou mestre.

Final Fantasy Micro System, diferente de muitos sistemas, ele não tenta ser uma batalha estratégia, ou uma matriz de combate diretamente ligada a movimentos e batalhas em um nível infindável.

Ele tenta, de maneira simples, fazer os combates em nível Final Fantasy, nas mais clássicas batalhas laterais. Jogadores de um lado e monstro do outro lado. Para isso temos que lidar com situações simples.

Ao contario de Gurps, D&D, Shadowrun entre outros, quando se começa uma batalha, temos apenas que imaginar o “Cenário” (BackDrop) e então começar a pensar em quais comandos cada personagem irá usar em seus turnos.

Então para colocar um pouco mais de pimenta, irei colocar aqui algumas idéias interessantes para os mestres prepararem os combates.

Tenha sempre em mente o Attack e Magic dos monstros
Lembre-se sempre que um monstro não precisa ter muitas habilidades, nem mesmo precisa de um ficha muito completa, ele precisa apenas ter um nível, e possuir um Attack e Magic que causem algum dano aos jogadores mas não os matem com facilidade.

Isso não é complexo, mas basta manter em mente a Defense e Resistence dos seus jogadores e fazer uma média. Assim que desejar um monstro com um pouco mais de Dano, coloque um Attack um pouco mais forte que a maior defesa. Caso contrario faça um pouco mais fraco, e mostre ao jogador que comprou aquela armadura que ela teve função dela.

Além disso sempre tenha em mente o HP dos monstros. Monstros geralmente possuem um HP igual ao nível do Monstro multiplicado por 5. Adicione a isso o próprio nível do monstro (para simular o valor de Vigor do monstro).

A defesa é simples, veja o ataque de seus jogadores e tenha mente que monstros resistentes (como uma tartaruga atroz) terá uma Defesa alta, mas deixe uma Resistence baixa para o mago do seu grupo saber que a sua nova magia é útil contra algum monstro.

Faça com que cada jogador tenha seu momento de brilha num combate, seja emocionante. Mostre que existem monstros mais poderosos, e use da ferramenta mais simples para isso, coloração diferente. Um Imp é fraco, mas um Imp com trajes verdes é 5 vezes mais poderoso!

Lutando contra os Chefões
Vulgarmente chamado de Boss, ou “BBEG” (Big Bad Evil Guy; Grande Malvado Demoníaco Cara), estes devem ter um charme especial. Coloque magias como Protect, Shell entre outros Buffs já no começo da batalha, faça com que tenham múltiplos alvos.

Um exemplo? Faça um monstro com grandes braços, cada braço representa um ataque, assim como o corpo representa um terceiro alvo. Então faça com que o braço esquerdo possa realizar uma ataque de grande dano em todos os jogadores. Isso irá fazer com que os jogadores tenham em mente a vontade de eliminar esse alvo.

Para complicar um pouco mais, faça com que o outro braço (talvez segurando um escudo) permita ao grande chefe usar a magia Shell e Protect numa única rodada, sempre se mantendo numa defensiva.

E acima de tudo, Fale aos jogadores que é cada parte do corpo do inimigo está fazendo isso, e é necessário destruir cada parte para o chefão estar morto. Isso irá causar um pouco de dificuldade e apimentar um pouco a situação.

Espero ter ajudado e colocado algumas idéias,

Abraços

Comentários

Postar um comentário