Porque Micro System

Agora a minha parte certo?
Como começar a falar a respeito disso? Envolve tanto e tantas pessoas.

Irei então fazer um pequeno resumo de até onde cheguei para colocar então o Micro System.
Desde que comecei a me envolver com Vídeo Games, sempre tive um apego muito grande por jogos de RPG, e em especial a série Final Fantasy. Dos quais os que mais gostos são justamente os antigos jogos da Série.

Além disso também gosto e muito de jogos de RPG de Mesa (Pen and Paper), mas como unir um universo a outro? Como fazer as histórias incríveis que temos em Final Fantasy nas mesas de jogo?

A pouco mais de seis meses (da data dessa postagem), eu comecei a procurar a respeito dos jogos de Final Fantasy e encontrei um livro muito bacana, Final Fantasy The Returners. No qual era justamente o que procura, um livro de RPG que colocava o mundo de RPG de Mesa e o dos Vídeo Games juntos.

Mas então porque não o uso?
Porque esse sistema, do The Returners usa uma matemática muito densa e muito complexa. Sempre gostei de matemática, mas não quero parar uma sessão de jogo para fazer uma conta cheia de detalhes para realizar um ataque.

Vamos a um exemplo, façam de cabeça e de maneira rápida e a seguinte brincadeira: Vou realizar um ataque, meu Acerto (HIT) é 143, a evasão do monstro é 36. Então, 143 - 36. Quando encontrar esse valor (o que vai se perder tempo) então se começa a calcular o dano, minha força multiplicada por três, então rola-se alguns dados e então encontra-se a soma de 49 + 12. Depois da soma vem a defesa do inimigo, que é 27. Então (49+12) - 27.

Tudo isso feito na cabeça, para SOMENTE UM ATAQUE!!!

Foi então que percebi que queria algo mais simples.
E achei.

Zodiac Final Fantasy RPG, é um sistema relativamente mais simples, mais prático e totalmente voltado para o universo de Final Fantasy, com uma pitada (bem forte) de Final Fantasy Tactics e suas mecânicas de Armadura conceder HP extra (duvidoso, mas funciona no jogo).

Então porque não uso?
Porque ele ainda possui uma mecânica direcionada ao WarGame e eu gostaria de um jogo simples e voltado ao Roleplay, mas ainda que usasse as batalhas no estilo clássico de Final Fantasy. Um segundo fator que me afastou do Zodiac, foi o fato de que todos os personagens são criados do ZERO. Não existe classes, habilidades, nada.

Você cria tudo a partir do Zero, começa a escrever cada habilidade, cada detalhe. E isso acaba por gerar um desnível entre personagens. Alguns acham divertido fazer combinações exuberantes de danos, enquanto outros decidem que é um momento para aprimorar suas habilidades de roubo e ao mesmo tempo causar dano. Tudo isso é possível e um desnível está sempre a vista.

Então decidi colocar a mão na massa e fazer por mim mesmo.

Resolvi, escrever e escrever. E então já tinha pouco mais de 50 paginas de puras regras. Mas estava ainda simples o bastante para se fazer toda a matemática na ponta da língua. Então qual o problema? Tinha texto demais, ninguém quer aprender um sistema de regras completo para uma aventura focada em Roleplay e batalhas Final Fantasy.

A pouco tempo atrás, está tendo um "Hype" de sistemas "Micro" nos quais são poucas paginas que colocam um sistema completo, deixando lacunas para "suplementos" simples do mesmo modo, assim deixando a leitura mais fluída e o trabalho mais prático para quem está lendo dessa forma, então podemos trabalhar de maneira mais adequada a criação desse material.
Por isso o "Micro System".

Comentários

  1. E onde é possível encontrar este sistema?

    Grato.

    Gilson, fã e autor de sistemas pequenos e simples
    http://rpgsimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário