O que é Final Fantasy?

O primeiro título de Final Fantasy apareceu nas lojas americanas em 1990, muito depois vindo a resgatar os criadores japoneses da falência eminente e da obscuridade virtual. Sua mistura única da tradicional mitologia do hemisfério ocidental e ficção científica tiveram quase que imediatamente um impacto nos jogadores de todo o mundo, se tornando um dos mais procurados nas lojas do gênero RPG.

Desde sua concepção, as séries de Final Fantasy se tornaram um dos mais vendidos, e mais influentes, sagas de RPG de todos os tempos, possuindo nada menos que 13 títulos oficiais em sete plataformas e incontáveis outros materiais, incluindo duas séries animadas e dois filmes inteiros em computação gráfica.

Como se deve esperar de uma série com atualmente vinte anos de história, com centenas de personagens criativos e praticamente nenhuma seqüência direta, o Final Fantasy é uma mistura variada para se resumir com poucas palavras. Cada jogo é um universo próprio introduzindo novos protagonistas, conflitos e sociedades. Superficialmente, parece haver conexão entre a fantasia tradicional dos primeiros títulos e a ficção científica dos últimos, exceto
pelo próprio nome. Mas se olhar mais profundamente, entretanto, revela um número de temas parecidos que une um jogo ao outro criando uma importante base comum.

O universo de Final Fantasy se baseia em uma rica tradição de mitologia e ditos populares.
Qualquer um familiar com o gênero de fantasia heróica reconhecerá a maioria dos detalhes: espadas lendárias, guerreiros poderosos, vilões sombrios, contos de magia e destino. Isto é refletido na utilização liberal das referências culturais vistas através das várias séries, indo desde o Robin Hood, Rei Arthur, Excalibur e a katana Masamune até as criaturas como goblins, kappa, quimeras e dragões.

Os eventos nos jogos de Final Fantasy ativamente giram em torno do grupo. Os eventos maiores somente acontecem quando eles estão em cena, ou porque eles são a cena. Se há uma mudança no mundo, os jogadores tanto possuem uma influência nisso ou lidarão com suas implicações. Isso se entende a um enredo maior: poderes demoníacos conhecerão os personagens pelos seus primeiros nomes, e a erradicação do grupo é a prioridade pessoal sempre.

Como resultado, as ações dos jogadores também devem ser épicas o suficiente para garantir este tipo de atenção. Apesar de não ser necessário que cada aventura tenha conseqüências que abalem todo o mundo, o impulso principal da campanha deve visar os heróis fazendo o que os personagens de Final Fantasy fazem de melhor: derrotar monstros e magos lendários, conseguir armas fabulosas, resgatar cidades das garras do mal e derrubar impérios corruptos.

Resumo da Série Principal

Devorado pelas trevas, o mundo começa uma lenta e terrível decomposição na luzes mortas dos
quatro Cristais – colheitas murcham e morrem, oceanos com gigantescas ondas furiosas, e monstros se espalhando por toda a terra doente. Agora, a única esperança reside em uma antiga
lenda sobre os Guerreiros da Luz, passada pelo conhecimento das raças dos Dragões, Elfos e Humanos: quando o mundo estiver na escuridão, quatro guerreiros virão...

Os portões do submundo foram abertos e os exércitos do Inferno vagam livres mais uma vez, liderados pela ambição cruel do Imperador Palamecia. Ao seu comando, monstros cruzam terras, indiscriminadamente arrasando cidades, matando e escravizando seus moradores; qualquer sinal de resistência é esmagado sem piedade. Mas nem mesmo os exércitos combinados de Palamecia não podem extinguir toda a esperança; bravos traidores e demônios, um pequeno grupo de heróis sob a liderança da Princesa Hilde de Fynn se prepara para enfrentar um inimigo aparentemente invencível...

Por muitos anos, os habitantes de Ur viveram sob a proteção da luz do Cristal do Vento,
dedicando suas preces para protegê-los dos monstros predadores. Então os tremores começam e o cristal se parte no instante em que a terra se abre, engolindo todo o Cristal. Para um jovem da vila pego no cataclisma, este terremoto é apenas o começo – à quem foi confiado os poderes do Cristal, ele deve agora se preparar para embarcar em um aventura para toda sua vida.

Voar. Um sonho distante para a maioria; uma arma estratégica de proporções devastadoras para o rei de Baron, cuja elite da força aérea chamada Asa Vermelha é incomparável em todo o mundo. Em tempos de paz, os Asas Vermelhas eram respeitados e admirados de modo sem igual; agora, esta força aérea honrável se tornou uma praga aérea. Atacando e lançando bombas sob as ordens de um monarca que cobiça os quatro Cristais do mundo. Perturbados pela ambição e guerra do Rei Baron, um grupo de heróis se impõem contra os exércitos do rei – somente para descobrir que as motivações de Baron vão mais fundo do que eles podem suspeitar.

Através de máquinas arcanas desenvolvidas pelo recluso gênio Cid Previa, os reinos de Walz, Karnak e Tycoon vivem em grande paz e prosperidade. Ainda que os Cristais místicos, fonte de sua boa fortuna, brilhem cada vez mais fracos. Quando o Cristal do Vento de Tycoon se parte, uma jovem princesa reúne forças com um grupo desunido de viajantes, correndo para resgatar o último Cristal antes que seu poder se extinga para sempre.

A Guerra dos Magi levou uma civilização orgulhosa à extinção; depois disso, a magia
praticamente desaparece da face da terra. Mil anos depois, a humanidade está conseguindo se
reerguer; vapor e o poder das máquinas novamente existem. Mas dominar a tecnologia não é suficiente para aqueles obcecados com o poder proibido. Assim, o Reino Gestahl dominou a arte do MagiTek, um ameaçadora síntese de energia mágica e ferro, espalhando uma onda de conquistas e subjugações. Incontáveis cidades caíram perante o exército imperial; e comandar a verdadeira magia seria significativamente nada perto da dominação mundial pelo ditador. E um possível achado em Esper agora ameaça tornar os planos de Gestahl de reviver a magia uma realidade – Pode um novo cataclisma estar longe?

Mako: limpo, eficiente e aparentemente ilimitado, ele é nada menos do que a fonte de poder supremo. Com o monopólio do mako, a sinistra Corporação Shinra é a mestre do mundo conhecido; seus reatores se espalham em cada cidade e nação, abastecendo com energia os cantos mais longínquos do globo. Mas há um lado mais negro do mako, um segredo cuidadosamente escondido pela companhia: a chamada “energia-livre” é nada menos que a força de vida do planeta, sugada pouco a pouco para satisfazer as necessidades diárias dos chefões da Shinra. Parada no meio do caminho da Shinra está a organização AVALANCHE, um pequeno, mas dedicado grupo de guerreiros da natureza determinados a fechar os reatores que drenam mako a qualquer custo. Mal sabem eles que a corporação é a menor das preocupações do Planeta...

Os sacerdotes têm sido os flagelos através da história; como os únicos manejadores do poder
da magia, seu reino de terror era inigualável, seus nomes eram sinônimos de crueldade e destruição. Com a última Guerra dos Sacerdotes em seu fim, seu poder tão temido se tornou uma propriedade comum; as Magias e as enigmáticas Forças Guardiãs trouxeram o lançamento da magia para a multidão. Nesta nova ordem do mundo, os jovens mercenários da SeeD estão acima dos demais, mestres tanto das energias místicas quanto na arte da luta. Quando a fome por poder do ditador de Galbadia parte para a dominação total, entretanto, estas espadas contratadas se deparam com um papel que seu treino não os preparou para fazer: salvar o mundo.

Uma paz estendida trouxe a prosperidade e segurança para as três grandes nações de Gaia – uma situação amadurecida para aqueles inescrupulosos suficiente para explorar. Para os ladrões da Trope Tantalus, seqüestrar a jovem herdeira do Reino de Alexandria era a única missão. Mas quando a abdução dá errada, uma inexorável corrente de eventos é acionada; que vai acabar colocando os membros de Tantalus em uma seqüência de batalhas que vai acabar por redesenhar o mundo que eles conhecem.

Mil anos atrás, a civilização de Spira alcançou seu ápice. Então veio Sin, um monstro de um mundo além do conhecido, que deixará tudo em destruição completa quando ele acordar. Hoje, as tribos de Spira vivem com medo, temendo pelo dia da ameaça antiga; tecnologia, uma vez trivial, é a saída para os poucos bravos que se atrevem a arriscar-se com a fúria de Sin para utilizá-los. Mas a esperança, e coragem, sobrevivem. No meio da desolação, sete viajantes começam uma jornada por toda Spira, buscando pelo poder que irá libertar o seu mundo...

No ano 863 do Ano do Cristal, as trevas vieram para Vana’diel… Auxiliados por um exército de aliados não-humanos, o Lorde Negro atravessou o mundo, dizimando e subjugando todos em seu caminho. Unindo-se na face da destruição na décima primeira hora, as raças de Vana’diel iniciam uma longa e sangrenta campanha contra as forças das trevas, tentando expulsar os invasores de volta para seu lugar de origem. Vinte anos se passaram desde este grande conflito, e as nações de San D’Oria, Bastok, Windurst e Jeuno apreciam a paz tão difícil de ser conquistada. Entretanto, nas trevas, o mal reúne forças novamente; breve, uma nova geração de heróis deve empunhar as espadas para proteger tudo que amam.

Apesar dos anos passarem em Ivalice, uma coisa continua sempre constante neste mundo: guerra. Damalsca é um reino em tumulto; seu rei morto nas mãos de um traidor, seus cidadões restritos às regras do faminto por poder Império Archadian e seus enigmáticos Juízes. Neste problemático reino entra um pequeno grupo de heróis, unidos pela circunstância de desafiar o Império – e eles mesmos.

Por muitos anos a cidade voadora de Cocoon viveu isolada, cercada por sentinelas mecânicas e um governo autocrata obcecado por preservar seu status. Mas agora forças estrangeiras invadiram Cocoon, deixando seus moradores cara a cara com a coisa que eles aprenderam mais a temer: Pulse, o mundo além.

Texto Original: Final Fantasy The Retuners
Tradução: Fernanda Parker

Comentários