Meu pensamento Inicial


Bem,

Para quem não sabe, eu sou apaixonado por RPG e Games em geral.
Mas eu gosto bastante de Final Fantasy, e como todo bom jogador de RPG (de mesa) gostaria de fazer uma aventura ambientada em Final Fantasy, não apenas descrições não são o bastante para mim, eu quero mais e para isso preciso ir mais fundo.

A Pesquisa Inicial
Como é sempre dito: "Copiar de um é plágio, Copiar de vários é pesquisa"
Então comecei a procurar o que já existe no mundo a respeito de Final Fantasy, e para minha surpresa já existe bastante coisa por aí.

O primeiro que posso destacar é o Final Fantasy RPG The Returnner, um dos maiores sistemas de RPG de Final Fantasy que tive oportunidade de ver e compreender. Ele é majestoso na sua terceira versão e mais de 500 paginas de conteúdo, descrição e muito, mas muitos cálculos.

Podemos dizer que este é o mais próximo que o ser humano pode chegar do computador para "emular" os vídeo games. Mas ainda é muito cheio de matemática pesada e isso, apesar de ser parecido com o original, não é o ponto mais interessante que penso em um sistema de RPG.

Logo depois encontrei o Zodiac, que é um esforço único, ao contrario do The Returnner que possui vários escritores, e várias pessoas envolvidas, o Zodiac é solitário e simples. Ele trabalha com uma mecânica de "Faça por você mesmo", sendo que tudo é feito pelo jogador.

Ele pode criar sua classe, armas, equipamentos, habilidades, técnicas e tudo mais. Isso ao seu livre conteúdo apenas seguindo as regrinhas que existem. Se colocar tudo em um ".doc" fica com pouco mais de 100 paginas. É bem interessante, mas não é o que busco.

Já que quero oferecer um trabalho completo, quero dar opções e não como fazer opções. Apesar de isso ser minha critica a muita coisa, mas nesse primeiro ponto quero que existam opções para os jogadores.

O problema da Matemática
Quando falamos em um jogo de vídeo game (VG) estamos falando onde temos várias matemáticas internas que não são mostradas ao "jogador", ele apenas observa o total de pontos de vida caindo, e então recupera seus pontos de vida.

O VG calcula tudo para você, então pode-se abusar de multiplicação, somas, divisões, e formulas como: HP = ((Nível x Vitalidade) x Classe - (100 / (Nível +2)) + ((Nível + 100) / 100) é completamente possível, já que temos uma calculadora tão rápida que isso se tornará apenas um piscar de olhos.

Mas quando estamos falando de um RPG de mesa onde jogadores usarão (em geral) somente suas mentes para calcular tudo e todos os tipos de contas, esse tipo de matemática é totalmente abstrata e foca de cogitação. Então a matemática DEVE ser simples.

Essa é minha principal reclamação do The Returnner, pois a matemática é muito pesada, porcentagens são usadas todo o tempo, cálculos de turnos são pesados e lentos, além de calcular tudo e qualquer tipo de valores. Danos são feitos de maneira desajeitada e colocando muitos valores "quebrados" para serem somados ou reduzidos.

Coisa que poderia ser simplificada de maneira mais rápida. Até mesmo as jogadas mais simples são feitas de maneira lenta. Um simples teste de pular sobre um buraco pode levar muitos cálculos, envolvendo stress, bônus ou penalidades e por final uma conta baseada em uma multiplicação do atributo, e soma de pontos de pericias investidos.

No final a matemática tira a diversão e jogadores não são incentivados a fazer os atos heróicos já que pensam na matemática primeiro e esquecem de que durante um jogo de RPG é principal a diversão.

Dessa forma um dos meus pontos será a matemática simples, usando somente adição e subtração para os momentos de jogo, e deixarei a matemática mais densa para quando o jogadores for fazer apenas uma vez durante o dia de jogo.


A diversidade das classes
Se considerar que temos tantas classes, tantos estereótipos a seguir não iremos mais pensar nisso, pois temos tantas opções que ficamos assustados com o tamanhos do que estamos a procura. Então irei ficar mais focado em outros detalhes.

Quais serão as classes que irei usar?
Como irão funcionar?

Como base irei utilizar das seguintes classes que são ícones de todos os jogos da séries
  • Archer / Gunner - Por usarem armas a distancia, e terem habilidades similares, pois no final das contas utilizam suas armas para causarem danos elementais (Gunner) e atirar em partes vitais (Archer).
  • Bard / Dancer - Masculino e Feminino, um utiliza de canções enquanto o outro utiliza de danças para causar efeitos (Status Ailments) em inimigos ou melhorar os aliados.
  • Beastmaster - Controlam inimigos. Ainda estou planejando não tenho idéia de como utilizar, por enquanto tenho o pensamento "Tactics A2" em mente. Mas acho que Morph pode ser um futuro interessante para essa classe.
  • Berserker - Ataca sem controle e somente com ataque básico. Acho que será a classe com maior dano. Provavelmente irei me calcular o máximo de dano baseado nessa classe.
  • Black Mage - Vivi? Bem, esse é muito clássico nem irei me prolongar muito.
  • Blue Mage - Aprendem magias de monstros, magias poderosas a um custo baixo de MP, mas é necessário sobreviver ao receber a magia para então ter a chance de aprendê-la.
  • Chemist - Melhora a capacidade de itens, e pode preparar itens.
  • Dark Knight - Utiliza de seu próprio HP para aumentar o Dano de seus ataques. Penso em níveis altos poder usar o HP de inimigos também.
  • Dragoon - Outro clássico. Quem não se lembra de Kain (FF IV). O mais simples, Jump e baforadas elementais de dragões.
  • Gambler - Porcentagens fixas para realizar efeito. Quem nunca quis jogar com alguem que tem 50% de fazer uma cura total em todos os aliados, ou curar todos os inimigos?
  • Geomancer - Magias relacionadas ao solo que estão lutando. Talvez seja removido, mas a principio será um dos ultimo que irei planejar.
  • Knight - Alta defesa e muito ataque. Usando as "Knight Swords" (Espadas de Cavalaria) serão a classe com a melhor Defesa Fisica e um excelente Ataque Fisico.
  • Magic Knight - Celes (FF VI) é um bom exemplo. Absorver magia pela espada. Enquanto Adelbert(FF IX) é o melhor exemplo de como serão as outras habilidades da classe. Usar a espada e magia ao mesmo tempo.
  • Monk - Lutar com mãos nuas no melhor estilo Sabin (FF VI), e habilidades de Tactics.
  • Ninja - Silencioso. Arremessa itens para causar efeitos.
  • Paladin - Seria uma mistura entre o Knight e um White Mage. Além de receber a habilidade de Cover.
  • Red Mage - Espada, Magia Negra e Magia Branca. O perfeito faz tudo.
  • Samurai - Jogar dinheiro em inimigos para causar dano. Até o momento é o que tenho em mente. Mas acredito que irei usar algumas idéias do Cyan (FF VI) também, colocar uns ataques de espada. Além é claro da capacidade de usar armas de One Hand em Two Hands (Tactics)
  • Scholar - Até o momento somente me lembro do Cid (FF IV). Mas ela também me lembra do Sage (FF III). De qualquer maneira seu foco será olhar (ou embaralhar) os Stats dos inimigos. Penso que em níveis altos será capaz de alterar as capacidades dos inimigos, como mudar um tipo de Absorção, ou remover um tipo de imunidade.
  • Summoner - Mais outro clássico. Yuna (FF X e FFX²) são a marca registrada. Mas eu ainda penso na imagem com o chifrezinho de tactics.
  • Thief - Roubar itens ou gil dos inimigos. Também penso no Locke (FF VI) e na propria classe mostrada no Final Fantasy III. Será roubar inimigos e talvez melhorar alguma capacidade. Penso também em armadilhas ou evitar ser atacado pelas costas (Back Attack) ou emboscadas.
  • Time Mage - Usar magias do tempo. Até onde lembro não existe nenhum personagem "Principal" de jogos das séries que são dessa classe. Uma pena, já que possuem magias muito poderosas e eficientes, como Haste, Meteor, Slow e Stop.
  • Warrior - Sendo uma classe bem generica. Penso nessa classe podendo usar QUALQUER arma e a grande maioria das armaduras, perdendo somente para o Paladin e Knight.
  • White Mage - Outro clássico.
Bem já falei demais para apenas uma introdução.
Até a próxima.

Comentários