Como ser um bom jogador

Olá a todos!

Aqui estou eu, no meu primeiro post do FFMS.
Escolhi para hoje um assunto muito importante: os jogadores. Afinal, sem eles não é possível ter uma mesa de RPG.
Então, darei umas dicas aos jogadores, mostrando como fazer com que a campanha seja agradável e divertida para todos.

Dicas de como ser um bom jogador

1. Uma das coisas que mais desanimam o mestre, é ter na mesa aquele jogador que não leva a sério a campanha, em nenhum momento. Piadas são sempre bem-vindas nas mesas de RPG, afinal, se não for divertido não há motivo para ser jogar, porém, as piadas não devem atrapalhar o avanço da história. Então, não interrompa os NPCs, não jogue uma pedra no dragão achando que nada vai acontecer, não ofenda o rei no castelo dele, não tente roubar o elmo do cavaleiro com uma fullplate na taverna. Saiba o momento certo de fazer as piadas ^^

2. Comer alguma coisa enquanto se joga é super normal, essas coisas costumam demorar, e jogar dá muita fome - FATO! Porém, não custa nada comer em algum outra lugar, ou pelo menos tirar as fichas de perto quando você está comendo/bebendo alguma coisa. É horrível ter uma ficha manchada de café, é chato ter gordura no battleground, não é nada bom ter farelo e embalagens de comida em cima da mesa. Essa dica serve tanto pros jogadores, quanto pros mestres. Não custa nada um pouco de higiene :P

3. As regras do jogo são muito importantes, mas você não precisa decorá-las e agir como um advogado na mesa de RPG. Esse jogo foi feito pra ser divertido, então releve aquele NPC que jogou uma pedra em você a 30m de distância sendo que ele não tinha força pra isso, ou então o monstro que sobreviveu a um crítico e era pra ele morrer mas não morreu. Pense no efeito "visual", pense na "CG" (esse termo é ótimo xD) que o mestre gostaria de "mostrar" a você, jogador. Se isso não interferir no jogo e não atrasar a história, deixe rolar ;)

4. Uma das coisas mais importantes no jogo é o Roleplay. Porém, não deixe isso atrasar o jogo e deixá-lo chato. Não é só porque você é um elfo que não pode fazer aliança com aquele NPC drow; você pode até não confiar nele, como é o "correto" no exemplo, mas não precisa querer matar cada drow que aparecer na aventura. As vezes isso atrapalha a história, não fica legal. Não leve seu Roleplay aos extremos.

5. Não leve para a mesa de RPG os seus problemas pessoais com algum jogador da mesa. Se você está chateado com um dos players, converse com ele antes, ou não vá na sessão. Não faz nenhum sentido o seu personagem brigar com o dele, sendo que são o grupo principal e são aliados, só porque você e o outro jogador estão com uma "richa" na vida real.

6. Aproveiando o tópico anterior, uma coisa muito importante. Avise o mestre quando você for faltar a uma sessão de RPG. As vezes a falta de um jogador acaba estragando o que o mestre preparou para o dia de jogo, algo que ele pode consertar quando é avisado com antecedência. Então se você não for para a sessão de RPG porque aconteceu alguma coisa, tem algum compromisso, ou simplesmente não quer ir (você não é obrigado a ir jogar TODAS as semanas, rigososamente), não esqueça de avisar o seu mestre de RPG :)

7. Ser puxa-saco do mestre nem sempre é legal. Não pense que só porque você é a namorada do mestre, você vai ganhar aquele item mágico, ou passar de lvl mais rápido que os outros jogadores. Na mesa de RPG, todos os players devem ser tratados de maneira igual. Essa dica fica tanto para os jogadores, quanto para os mestres.

8. Respeito é uma coisa maravilhosa, que deve existir também nas mesas de RPG. Se você sabe que tal jogador não gosta de um determinado tipo de brincadeira, não a faça. Faça com aquele que não se importa. Respeite as pessoas da mesa, e a opinião delas, também.

9. Só porque o seu personagem é o lider do grupo, não quer dizer que todos os outros jogadores devem obedecer todas as suas ordens. Quando for resolver alguma coisa, é legal perguntar se mais alguém tem uma idéia, assim o grupo resolve os problemas juntos, e há mais chances de terem um bom plano para resolver o problema em questão.

10. Não deixe os outros jogadores controlarem a sua ficha e não pense apenas em "dano". Pense no seu personagem como um personagem de um livro. Dê uma história pra ele, uma personalidade, e não uma arma +1 que dá 1d10 de dano se você tiver força x+1 nas noites de quarta-feira! Se você quer fazer aquele elfo paladino, aquele anão mago, um halfing clérigo, nada te impede. O personagem é seu, e é você tem que gostar de jogar com ele.


Bem, espero que tenham gostado das dicas, elas realmente facilitam muito a vida do mestre, e tornam as sessões de RPG mais harmoniosas, digamos assim x3

Beijos, e até o próximo post! ;3

Comentários